quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ECONOMIA NO PASSADO E NO PRESENTE

O continente africano é o continente mais pobre do mundo. Caracterizando-se pelo subdesenvolvimento, tem o PIB de 1% do PIB total mundial. O mercado africano se encontra em segundo plano no mundo devido ao seu atraso econômico, juntamente com a ausência de uma sociedade de consumo em grande escala. A atual realidade africana na economia é desesperadora, uma vez que aproximadamente 260 dos 783 dos habitantes do território vivem com menos de 1 dólar diário.
Mesmo diante da pobreza e da miséria, destacam-se atividades economias no continente como:
MINERAÇÃO – O continente africano é rico em recursos minerais, os quais representam mais da metade das importações, que tem como principais destinos a Europa, os Estados Unidos e o Japão. Essa atividade predomina principalmente nas províncias da Angola, Argélia, Líbia, Mauritânia, África do Sul, República Dominicana do Congo e Zâmbia. Os minérios, que são bastante encontrados, são o alumínio, o cobre, o diamante, o ferro, o fosfato, o ouro, o petróleo e o urânio.
AGROPECUPÁRIA – A agropecuária africana é diversificada. Ela caracteriza-se pela criação de gado, criação de ovinos, e pela citada anteriormente, mineração. Encontra-se também o pastoreio nômade desértico, com a pecuária nas áreas conhecidas como estepes. Os principais produtos cultivados são o milho, a mandioca, o inhame, a batata-doce, o algodão, o cacau, o café e a cana-de-açúcar, entre outros.

 A indústria africana não apresenta grande poder econômico no mundo, ela ainda encontra em estado de fragilidade e dependência, devido principalmente à falta de capitais, à falta de mão de obra especializada, juntamente com o poder aquisitivo diminuto da população africana. Baseiam-se principalmente nas exportações de minérios, produtos agrícolas e outras matérias-primas.
Antigamente, a economia africana baseava-se principalmente no comércio de especiarias. Alguns historiadores acreditavam que a maior fonte de lucro africana era a exploração das minas de ouro. O comércio na África Oriental, praticado pelos bantos e pelos boxímanes (grupos étnicos africanos), caracterizava-se pela venda de tecidos, metais, ouro e marfim.
No Sudão ocidental, impérios africanos forneciam ouro pra os europeus e para o mundo mediterrâneo.
Na região denominada Magrebe, no noroeste africano, imperadores negros lucravam com o comércio de produtos, recursos minerais e escravos, a partir de caravanas, no deserto do Saara.
Rica em recursos minerais como o cobre, o diamante, o ouro, o petróleo e o urânio, a áfrica despertava um grande interesse aos países mais desenvolvidos, gerando o famoso imperialismo. Grande parte das riquezas naturais africanas foi levada pelos imperialistas, e isso, juntamente com a escravidão, justificam a miserável realidade atual da economia africana.

Por: Lucas Aguiar

Um comentário:

  1. welding titanium - Tinium Art Institute
    The welding titanium titanium 3d printer used in various materials has a weight 2018 ford fusion hybrid titanium distribution, so there are no titanium tent stakes other plastics in the world. The weld metal stilletto titanium hammer is made by titanium easy flux 125

    ResponderExcluir