quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SOLUÇÃO PARA REALIDADE NO CONTINENTE AFRICANO

É fato que até hoje o continente africano não adquiriu desenvolvimento suficiente para mudar seu quadro atual, uma vez que seu grande nível de pobreza não lhe permite.
Sendo assim é necessário um auxílio de grande escala para que se possa ajudar no desenvolvimento do continente, até porque, só lamentarmos a situação não ajudará a reerguer todo um continente que há séculos é explorado pelo resto do mundo.
Uma possível solução podia ser atrair o investimento de superpotências mundiais para o continente, porém, o problema é que a falta de uma mão de obra qualificada,junto às epidemias e o preconceito formado há gerações, são os principais motivos para que a África torne-se um pólo repulsivo à maioria dos capitais estrangeiros.
Investimentos internos dos próprios governos africanos também pode ser uma solução para a situação uma vez que estes sejam aplicados na educação para qualificar o povo, na saúde para conter o fluxo contínuo de epidemias e para conter os próprios conflitos existentes no continente.
Campanhas globais para a arrecadação de recursos  para combater a fome e a miséria na África também seria uma ótima alternativa, ao invés de só tentarmos somente ajudar o nosso continente parar um pouco para ajudar a África também, até porque nenhuma das atuais potências do globo terrestre cresceu totalmente só, todas necessitaram mesmo que mínima uma ajuda para serem o que são hoje.
Uma ultima alternativa que sugiro para o continente é que tente, por mais que seja uma pequena parte, criar projetos de irrigação para a área do Deserto do Saara o que iria incentivar o cultivo de alimentos e recursos naturais que poderiam ser, em parte, exportados gerando assim lucro para investir em outros setores da sociedade.
Com isso percebe-se que ainda é preciso muito para fazer a África “levantar-se”,  reorganizando  sua sociedade e economia para que se garantisse um desenvolvimento coletivo do continente fosse realizado e também pra podermos olhar para o continente africano e dizer: ”Eles consiguiram”.
Por: Pedro H. Gomes

5 comentários: