quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS


Você já deve ter ouvido as palavras AIDS e África na mesma frase, não é? Pois é, cerca de 30 dos 800 milhões de pessoas que se situam no continente africano são portadoras do vírus da AIDS.
Essa doença afeta muito mais as mulheres, uma vez que a cada 36 infectadas, 10 homens também estão. A África é o continente com o maior indicie de pessoas com HIV.
No ano de 2005, 8,3 milhões de dólares foram usados para o combate da doença, sendo essa quantia insuficiente, pois segundo a Unaids, aproximadamente 15 milhões seria o valor necessário. É provável que expectativa de vida tenha descido para 45 anos na África Meridional entre os anos de 2005 e 2010, devido à epidemia ainda não ter sido contida. Além disso, é previsto que o PIB da África do Sul, por exemplo, caia 17%, caso continue nas condições atuais.
Temos também a malária, uma doença infecciosa aguda, que possui tratamento e cura, mas devido a grande pobreza, miséria e a falta de cuidados sanitários no continente africano, gera cerca de 90% das mortes no território.
Devemos citar também a tuberculose, que de acordo com pesquisas da OMS, desde 1990, a quantidade de pessoas infectadas pela tuberculose quadruplicou em 18 países africanos e mais ou menos 500 mil delas morrem por ano vitimas da doença. Os casos de tuberculose têm como responsável, na maioria das vezes, a epidemia de Aids.
Alem das doenças citadas anteriormente, temos várias outras, como a lepra e a doença do sono. Elas são causadas pela ausência de uma política organizada para a melhoria da saúde, a pobreza, a miséria e a falta de cuidados sanitários no continente.


Por: Lucas Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário