quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INFLUÊNCIA DO VESTUÁRIO NO MUNDO

O continente africano sempre foi muito rico em todos os aspectos, seja sua arte, danças entre outras coisas, mas nunca podemos deixar de citar suas roupas que sempre chamam a atenção de todos por onde passam.
Os costumes dos povos africanos se originam de suas tribos, portanto na antiguidade até quando os europeus invadiram o continente africano, cada tribo tinha seus tipos de roupa diferente, se distinguindo na coloração ou de traços diferentes umas das outras. Os trajes que eles usavam eram aqueles normalmente coloridos e longos, quando vestidos, não se diferenciava o africano rico do africano pobre diferentemente da Europa onde o rico esta com um terno enquanto o pobre não tem quase roupa nenhuma.
Os europeus na sua expansão imperialista chegaram à África e terminaram com todo esse costume de roupas dos nativos de suas tribos e revolucionando seus costumes, sua religião e cultura. Eles obrigaram os africanos a vestirem suas “T-Shirts” e seus “Jeans”, mudando o costume deles e transformando no costume europeu. Eles também não podiam mais pintar seus rostos como faziam antes porque os colonizadores queriam uma coisa totalmente europeia sem nenhum traço de suas raízes.
A partir desse tempo os africanos tiveram que se acostumar ou ao menos tentar se acostumar com os costumes das potencias imperialistas, porém, tribos sobreviveram e continuaram mostrando suas raízes, e hoje em dia muitos países africanos estão tentando resgatar sua cultura, não só nas roupas mais também sua arte, música, e dança.
As origens africanas no vestuário no mundo até nos dias de hoje, no Brasil por exemplo, existem vários grupos que são originados do candomblé, e eles ainda mantem certos costumes na forma de ser vestir, como as tradicionais baianas do acarajé.


Por: Christian Vassallo

2 comentários: