quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ACÕES IMPERIALISTAS NA ÁFRICA


A partir da metade do século XIX, as potências europeias começaram o processo de ocupação do território africano, esse processo ficou conhecido como imperialismo ou neocolonialismo. A presença colonial estava limitada aos holandeses e britânicos no sul e aos britânicos e franceses ao norte, Bélgica, Portugal e Alemanha também tinham colônias espalhadas mais a ultima perdeu todas com o fim da I Guerra Mundial assinando o Tratado de Versalhes.
Essa corrida por territórios começou devido à descoberta de diamantes na África do Sul e a abertura do canal de Suez, ambos em 1869 que despertou o interesse das potencias industriais europeias que precisavam extrair matérias primas e encontraram a solução no continente africano.
A ocupação muitas vezes era avassaladora, os europeus invadiam cidades matando ou mutilando milhares de africanos, ou então faziam acordos com lideres das tribos locais, eles davam armas ou dinheiro em troca da autoridade sobre seu povo. A proposta dos europeus era dar o avanço tecnológico a povos que eles julgavam atrasados, mais acabaram tirando a grande riqueza que esses povos tinham.
 A partilha da África foi feita na Conferencia de Berlim, na Alemanha, onde as potencias imperialistas sentaram e discutiram a divisão do continente africano sem querer saber de nenhuma relação étnica ou econômica que existia entre aquelas tribos, sendo assim, a separou em mais de 50 estados onde varias etnias se separaram como os Somalis, por exemplo, que habita predominantemente na Somália, mas alguns devido a essa partilha ficaram como minoria no Quênia e na Etiópia e muitos deles gostariam de serem cidadãos da Somália.
Um legado ruim da colonização foi o sistema economia econômico imposto pelos europeus, pois ele destruiu o padrão econômico que lá existia antes, esse novo modelo ligava a África a mandar suas mercadorias para Europa com suas potencias e nunca ser recompensada financeiramente por isso. Mas isso anos depois fez criar uma base para os governos independentes, o da Costa do Marfim criou uma economia de exportação de acordo com a época colonial, já o da Tanzânia, procurou redirecionar sua economia para a produção de grãos e bens necessários para o seu povo.
Outro mal causado pelo imperialismo europeu foi a introdução das ideias de superioridade racial e cultural, deixando os africanos sem praticamente nenhum poder de manifesto contra eles. Aos poucos, ele vem recuperando o nacionalismo dentro deles e resgatando suas raízes.    

Por: Christian Vassallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário