quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ATUAL REALIDADE SOCIAL


Os frutos da escravização, imperialismo e Apartheid (em africânder: ”separação”), são colhidos pela sociedade africana até hoje e são as causas de muitos dos problemas sociais do continente africano.
As guerras, doenças, pobreza e fome provenientes desses fatos geraram muitos dos principais problemas na África, como o Conflito de Danfur (iniciado em 2003, com mais de 150 mil mortos, em Danfur, Sudão),a baixa expectativa de vida(atualmente alcançando 45 anos), a ausência de saneamento básico para grande parte da população o que acarreta em epidemias como a de Malária. Além disso, a educação em muitos países do continente é preocupante. O baixo nível de escolaridade devido à extrema pobreza nesses países gera muitos analfabetos e semianalfabetos, o que faz uma espécie de “barreira” ao desenvolvimento do continente.
O racismo que fulminou na escravidão e na Apartheid, é muito significativo em parte da sociedade africana, principalmente porque é um dos principais motivos dos conflitos étnicos entre brancos e negros no continente.
Mas, em meio a essa realidade, há países que conquistaram uma economia e desenvolvimento aceitáveis além de um maior controle dos problemas sociais, como o  Egito e a Nigéria, que disputam a hegemonia política no próprio continente.
Contudo, podemos concluir que ainda há muito a ser feito no continente para que este, um dia, possa chegar a um patamar melhor de desenvolvimento em escala mundial.
                                                                    
Por: Pedro H. Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário